Olá, pessoas, tudo bem?
Vamos falar neste post sobre Senso de Dono. Como você deve saber, nossa empresa teve um crescimento acelerado, e isso somente foi possível, pois os colaboradores sempre tiveram esse senso de dono.
Claro que os nossos Fundadores sempre promoveram a autogestão e o intraempreendedorismo, por isso temos muita autonomia no nosso trabalho.
Mas você já parou para pensar no que é o Senso de Dono? Sabe quais são as características dele? Ou ainda já ouviu falar no Senso de Dono Extremo que nosso amigo João tem falado nos nossos eventos? Vamos ver um pouco disso agora.
O que significa senso de dono (Ownership)?
Durante muito tempo, as empresas tradicionais adotaram o conceito de responsabilidade como principal compromisso para colaboradores. Para que isso desse certo essas empresas utilizavam uma estrutura bem hierárquica e muitas regras.
Isso criava um ambiente de muita cobrança e de ansiedade nos colaboradores, que muitas vezes “praticavam” a responsabilidade como forma de evitar situações de pressão.
Mais o tempo provou que isso não era muito efetivo, já que o ambiente de trabalho era prejudicado. O melhor para algumas empresas, foi desenvolver o senso de dono, possibilitando, empresa e colaborador, terem uma relação de ganha-ganha, ou seja, o crescimento de ambos.
Senso ou Atitude de dono é a mentalidade de enxergar o sucesso da empresa como o interesse de todos. Um colaborador com essa mentalidade se esforça para o bem da organização e obtém como benefício o seu crescimento pessoal. Assim é possível criar um ambiente mais sadio, com trabalho em equipe e atuação sinérgica de todos, pensando sempre em melhorar.
Isso deu tão certo na Arco, que temos agora uma nova variação dessa mentalidade, o senso de dono extremo.
Características de um Profissional com Senso de Dono
- Tem interesse pela história da empresa;
- Demonstra interesse por outras áreas da organização que não a sua;
- Apresenta vontade de estudar, aprender técnicas e executar tarefas que não estejam dentro de seu job description;
- Tem um olhar curioso para as metas e métricas, tentando entendê-las para melhorá-las;
- Consegue usar a crítica como um bom ponto para a melhoria de números e processos;
- Organiza-se para conseguir dar conta daquilo que é de sua responsabilidade e tentar entender os processos de outras áreas;
- Sugere novas ideias sem esperar sua implementação imediata;
- Quando percebe que ocorre algo incorreto fora de sua área, não hesita em ajudar;
- Está aberto para escutar novas ideias;
- Não se abate facilmente com erros e fracassos;
- É automotivado.
O que é senso de dono Extremo?
Por esses dias, no Fórum de Lideres da ArcoPlus, o João Cunha fez uma apresentação do senso de dono, acrescentando o extremo. Mas o que é isso?
Isso é resultado da junção de conceitos que ele estudou + a leitura do Livro Responsabilidade Extrema – Como os Navy Seals Lideram e Vencem. Olha aí a oportunidade de uma cumbuca hein.
O Livro explica com exemplos e situações reais de campo de batalha as atitudes que demonstram a cultura de responsabilidade extrema e que dão certo. O conceito base é 100% de Responsabilidade e assim não temos culpa ou desculpa associada. Com isso, a equipe consegue enxergar melhora continua em todas as situações, já que todos são responsáveis pela solução.
O fato de não existir a negação de problemas, que convenhamos é comum, permite essa discussão produtiva dos assuntos que nos envolvem.
Temos muitas lições deste princípios para a Liderança da nossa empresa, que destaco a seguir:
- 100% de Responsabilidade e 0% de Culpa;
- Se um time é excelente, seu líder é excelente – por isso a única métrica que importa para um líder é se seu time prospera ou falha;
- É necessário perguntar e explicar “por que” — entender e explicar não apenas o que fazer, mas também o porquê. Se não souber, descobrir, pois, acreditar faz a diferença (times de alta performance buscam os porquês o tempo todo);
- Saber controlar seu ego. Só com humildade é possível reconhecer erros e compartilhar vitórias.
Conclusão
Viu o conceito por trás de tanto senso de dono que temos… é realmente sensacional trabalhar em uma empresa assim… e você o que acha? Compartilha seus comentários.
Leandro,
Parabéns! Você trouxe de forma clara e super didática este conceito que é fundamental para perpetuar nossa empresa. Brilhante. Forte abraço, Felipe Pacheco – NSE.
Olá Felipe, obrigado pelo comentário. Estamos juntos nessa jornada!