Olha, somos imperfeitos. Assim, como líder, podem ocorrer situações e momentos que a sua equipe de trabalho tenha um baixo desempenho.

Nestes momentos, onde naturalmente há uma pressão para a melhora, você pode estar se sentindo perdido.

Isso é normal, por isso listei uma série de ações que você pode acionar, refletir e executar para mudar essa situação. Vamos ver um pouco mais sobre esse assunto.

Perceba que você não está sozinho

Quando recebemos uma informação de equipe com baixo desempenho, pode parecer que somos uma ilha, estamos sozinhos e não temos a quem recorrer.

Mas normalmente, não estamos sozinhos. Sempre há um sistema de apoio, seja dentro, ou fora da organização.

Na organização, podemos procurar nosso gestor, outros pares ou ainda a área de gente para que possamos obter feedbacks e conselhos de como agir para reverter a situação.

Já fora da organização, podemos procurar outros líderes ou ainda mentores. Concentre-se em perguntar a eles o que fariam de primeiros passos considerando a situação em que você se encontra.

Aceite o feedback, reflita sobre pontos fortes e o que está indo bem

Podemos nos sentir irritado ou ainda nos colocar na defensiva quando temos esse retorno de equipe com desempenho fraco ou abaixo do esperado.

O primeiro ponto é reconhecer que você é responsável pelo baixo desempenho da sua equipe, suas ações e omissões. Você poderá verificar que o que interessa a um líder é que sua equipe vá bem. Veja no artigo sobre Senso de Dono.

Com isso, você poderá pedir mais informações e adotar uma postura que te leve a entender e agir sobre isso. Montar um plano é essencial para tornar-se resiliente ao problema.

Mas além de considerar o feedback, reflita sobre os seus pontos fortes e observe o que está dando certo na sua gestão e com a sua equipe. Destaque isso com o seu chefe. Ele pode estar muito ocupado e não ter percebido esses pontos.

Lembre-se que a solução pode não passar por ajustar o que está errado, mais sim, por reforçar onde sua equipe e você vão bem.

Não entre na espiral de pensamentos negativos

Quando ficamos com a síndrome de auto-culpa, pensando no passado desta situação, podemos entrar em uma série de pensamentos negativos.

Isso não ajuda, mina toda a sua energia, e o pior, pode te levar ainda mais para baixo.

Você deve somente focar naquilo que pode controlar e mudar, não no passado. Concentre no plano de reversão e como poderá executar com os recursos e ajuda que possui a disposição.

Reflita sobre o seu estilo de liderança

Daniel Goleman, Richard Boyatzis e Annie McKee, no livro Primal Leadership, identificaram 6 tipos distintos de liderança: Coercitivo, Visionário, Afetivo, Democrático, Modelador e Treinador.

Não existe o certo ou o errado em estilo de liderança, mais sim, o contexto onde cada estilo é aplicado e os resultados que pode ter.

Com isso mente, estude o seu estilo de liderança e se pergunte:

  • Como está funcionando a maneira atual de liderar a equipe? Se eu precisar fazer uma mudança, como seria?
  • Como estou responsabilizando cada membro da equipe por entregas específicas?
  • Estou sendo transparente com a liderança quanto à gravidade da situação?

Não tenha receio de mudar caso seja necessário.

Crie metas junto com a sua equipe

Metas, quando criadas em conjunto com a sua equipe dá mais resultados. Isso também comentamos no artigo sobre senso de dono, pois conhecer e acreditar faz muita diferença.

Então, não assuma todo o fardo pelo sucesso do grupo. Faça isso junto com a equipe, criando uma direção em conjunto e com responsabilização de todos.

Você pode fazer isso utilizando as reuniões de status. Peça a cada membro da equipe vir preparado para discutir os objetivos e a direção que estão tomando. Também faça a sua parte e reflita:

  • Eu compartilhei explicitamente o feedback para que cada membro da equipe saiba onde eles precisam se concentrar?
  • Já compartilhei como gostaria de ver as metas desenvolvidas?

Garanta que a comunicação está fluindo e todos compartilhem as metas criadas e os objetivos em comum.

Pense no seu desenvolvimento

 

Embora agora venha a tona todo o foco para cuidar do plano traçado e no desempenho da equipe, não descuide do seu desenvolvimento.

Tenha um plano pessoal de melhora. Garanta um tempo com o seu chefe para que ele te ajude neste plano. Faça um novo curso que te ajude nas questões com o time.

Olhar para si, pode também te ajudar nos planos com a sua equipe.

Conclusão

Pode ser frustrante quando temos um retorno de baixo desempenho na equipe que você lidera.

Confie que você pode lidar com esses desafios e não desanimar. Exame seu estilo de liderança, crie e acompanhe as metas.

Peça feedbacks, e lembre-se, você não está sozinho, portanto acione as ferramentas que você possui para sair desta situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

x Logo: Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security